terça-feira, 23 de setembro de 2014

Finanças pessoais: economia para iniciantes

Ultimamente tenho buscado bastantes informações a respeito de um assunto que, para a maioria, parece complicado e complexo, mas é indispensável para que organizemos nossa vida - ainda mais quem está conquistando a tão comentada independência financeira.

Finanças pessoais deveriam ser ensinadas desde quando entramos na escola, para que possamos entender sobre como cuidar do nosso dinheiro e não passar apertos no futuro. Infelizmente, no Brasil não se tem o costume de educar financeiramente seus cidadãos desde cedo.

Depois de ler um pouco sobre o assunto, segui vários conselhos de ótimos sites como o Vida Organizada e  Morando Sozinha e fiz o meu caderninho de organização pessoal.


Separei meu caderninho por categorias, para poder me organizar melhor. Além disso, sempre levo ele na bolsa, para poder consultá-lo a qualquer momento. Nele anoto meu planejamento com gastos e investimentos do futuro apê, quanto preciso guardar por mês para poder mobiliar meu cantinho, para aplicar na poupança, quais contas tenho no mês, quanto posso gastar por semana, quanto posso guardar, orçamentos de pisos, móveis, enfim... tudo num lugar só!

Algumas dicas financeiras:

1. Defina um orçamento

Controlar os gastos é básico. O que eu quero ter como meta este mês é estabelecer um orçamento para cada gasto e tentar cumprí-lo. Por exemplo: se minha conta de luz veio 80 reais em agosto, vou tentar chegar em 70 em setembro. Eu gosto de trabalhar com metas assim porque gosto de uma competição interna. Costuma funcionar para todo mundo, no geral, e ainda ajuda a economizar. Portanto, estabeleça um orçamento para todos os seus gastos. Isso vale para os 10% ou 20% que você queira guardar na poupança ao final do mês.

2. Anote seus gastos

Eu sei que é chato. Sei que demanda tempo, andar com caderninho na bolsa ou acessar o aplicativo no celular. Mas, quando anotamos nossos gastos, o controle é muito maior. Se a gente não anota, pode ter a tendência a ignorar o que está acontecendo na nossa conta bancária e ir gastando como se, inconscientemente, tudo estivesse sob controle. Não caia nessa! Procure anotar seus gastos, seja como for. Muitas pessoas me pedem dicas de aplicativos, mas existem tantos nas stores de iOS e Android, que vale a pena ir testando. Mas não precisa ir tão longe – quem for da turma do papel pode andar com um pequeno bloco de notas e ir anotando.

3. Tenha uma meta específica

Pode ser guardar 10% na poupança, economizar 50% no mercado, o que for. Mas é legal estabelecer uma meta de economia e ver como você reage a ela. Se der certo, mensalmente você pode estabelecer uma diferente.
Isso pode ser especialmente útil se você estiver se preparando para algum projeto específico, como uma viagem, uma reforma em casa ou mesmo um item mais caro que você queira comprar.

4. Reanalise dívidas e financiamentos

Talvez você tenha uma dívida ou um financiamento em jogo que queira quitar o mais rápido possível. Faça uma nova análise da sua situação e veja o que conseguiria fazer para diminuir o prazo. Às vezes, aumentando a quantidade paga por mês, minimamente, você diminui muitos juros e o valor final, além de quitar mais rápido.

5. Faça programas de graça com a família

Sim, eu amo ir ao cinema e passear no shopping, mas também adoro (e até prefiro) fazer programas de lazer ao ar livre, especialmente com o meu filho. Que tal investir tempo nisso este mês? Se parar para pensar que terá quatro dias para fazer isso (os quatro sábados ou domingos), você deverá encontrar quatro programas gratuitos para fazer. Pode ser ir a um parque, passear no SESC, ver um show ou teatro ao ar livre, uma feira diferente, o mercadão da cidade… existem muitas opções! Veja o que você tem disponível na sua região e tente não gastar com isso este mês.

6. Vá menos ao shopping

A lógica é clara: vá menos ao shopping para diminuir a tentação de fazer compras. Mesmo quando a gente vai só para passear (o que, por si só, é meio absurdo, convenhamos), acaba gastando com comida, sorvete, chiclete, balão do Bob Esponja, uma blusinha em promoção, um tênis novo para o filho e por aí vai. Se você fizer passeios diferentes, poderá economizar mais. Se precisar ir ao shopping comprar algo específico, procure ir sozinho(a) e se restringir somente à loja em questão, sem a tradicional voltinha, e logo ir embora.

7. Espere um dia antes de comprar

Essa dica frequentemente é dada por especialistas: se viu algo, espere um pouco antes de comprar, para avaliar se realmente precisa. Poucos de nós a seguimos! Tente fazer isso este mês – se vir algo que não precisa, mas que gostaria de comprar, espere um dia ou algumas horas antes de decidir. Evite comprar por impulso. Aplique esta regrinha toda vez que estiver prestes a comprar algo, especialmente pela Internet.

8. Venda algumas coisas suas

Faça uma análise criteriosa do que tem em casa e veja que objetos em bom estado você pode se desfazer. Que seja um, apenas. O fato de você conseguir analisar, separar, anunciar e vender abrirá um leque de possibilidades. Aproveite o dinheiro extra para colocar na poupança ou pagar uma conta. Procure não comprar OUTRO objeto, apenas como exercício.

9. Diminua um gasto

Todo mundo tem seus gastos que podem ser diminuídos. Farmácia, livros, revistas, filmes, papelaria, mercado. Encontre sua “gordurinha gastadeira” e dê um corte nela. Não precisa ser nada exagerado – apenas diminua o que gasta com determinado assunto. Por exemplo, se você costuma comprar cinco revistas todo mês, compre apenas duas ou três.

10. Veja se consegue uma renda extra

Uma vez eu li um artigo que diz que, se a gente vender bala no semáforo, a gente consegue ganhar mais por mês que um estagiário em início de carreira. Isso é uma realidade terrível, mas me fez pensar o seguinte: ficamos muito presos ao modelo convencional de trabalho e deixamos de pensar em outras possibilidades. Cada pessoa tem um potencial para investir tempo e ganhar dinheiro com alguma coisa. Analise o seu! Tente encontrar este mês um bico ou outra atividade que possa investir um pouco de tempo para aumentar a renda familiar.
  1. Não abra e-mails de ofertas. Não pegue catálogos em lojas.
  2. Em vez de comprar usando cartões ou cheques, use mais dinheiro vivo. Parece que, quando usamos dinheiro, sentimos mais a dorzinha no bolso na hora de comprar e isso nos acende uma luz para economizar mais.
  3. Em vez de dizer que gostaria de guardar $100 todo mês na poupança, transfira $25 por semana. É mais fácil e você não sente tanto.
  4. Compre menos. Pare de comprar coisas durante algum tempo.
  5. Empreste mais as coisas. Você não precisa comprar uma furadeira se alguém puder te emprestar.
  6. Pense em outras formas de renda que você poderia ter, talvez através de um hobbie.
  7. Leia sobre investimentos e veja se são uma boa opção para você, porque podem ser.
  8. Baixe algum aplicativo para registrar seus gastos no celular. Eu uso o Minhas despesas, mas existem vários.
  9. Leve comida de casa para o trabalho.
  10. Procure resolver mais coisas em casa sozinha(o) do que contratando o serviço. De instalar chuveiro novo a pintar a casa.
  11. Pague suas dívidas no início do mês e antes de gastar com qualquer outra coisa.
  12. Cuide mais da sua saúde se alimentando bem, fazendo exercícios regulares e indo com frequência aos médicos fazer check-ups. Se você se cuidar, gastará menos com remédios e tratamentos.
  13. Saia menos. Mesmo os programas gratuitos demandam alguns gastos (transporte, alimentação etc, especialmente com crianças). Sempre que puder fazer um programa caseiro, faça.
  14. Ensine seus filhos sobre economia doméstica e sobre o valor do dinheiro. Explique porque um coleguinha tem um brinquedo que ele não tem, ou uma mochila mais cara.
  15. Doe o que não usa mais para saber de verdade o que tem. Sabendo, você usará mais o que já tem em vez de ter vontade de comprar coisas novas.
Fonte: Vida Organizada

Tenho duas ótimas indicações de livros que tratam de finanças pessoais com muita clareza. Uma leitura super rápida, agradável e incentivadora!




1. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos - Gustavo Cerbasi - Gente Editora


Com sugestões para casais em qualquer fase do relacionamento, dos namorados aos casais com filhos adultos, este livro mostra diferentes estratégias para formar uma parceria inteligente, ao longo da vida, na administração das finanças da família. Este best-seller, que já vendeu mais de 1 milhão de exemplares, inspirou o filme "Até que a sorte nos separe" e transformou a vida de milhões de pessoas, vai ensinar você a fazer sobrar dinheiro para dar uma incrementada no seu relacionamento. O que mudou no livro? - Há um capítulo extra, com complemento à leitura; - Um capítulo do livro Dinheiro, os segredos de quem tem com um teste, do mesmo autor. 



2. Dinheiro: Os Segredos De Quem Tem - Gustavo Cerbasi - Gente Editora


O livro alerta o leitor sobre as armadilhas financeiras do dia a dia, fornecendo sugestões para uma boa gestão de suas finanças. Noções de disciplina financeira, alternativas para reduzir gastos, formas de investimento e planejamento de uma aposentadoria tranquila são alguns dos assuntos abordados em Dinheiro: Os Segredos de Quem Tem



Entendam que, quando falo de economia e finanças, não estou dando soluções de como fazer para ganhar dinheiro, ficar rico e parar de trabalhar, andar de carro de luxo e comprar um iate. Estou compartilhando ensinamentos simples de como ter seu dinheirinho sempre em ordem, ou estar preparado para imprevistos e, até mesmo, para desfrutar de uma velhice confortável (sim, somos jovens mas temos muito que pensar lá na frente: isso é planejamento).


Espero ter ajudado com as dicas. A independência financeira é um passo importantíssimo, especialmente para quem está começando agora.

2 comentários :

  1. Parabéns pelo Blog Meninas,
    Muito útil e fácil de ler.
    Bom conteúdo e boas pesquisas.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada! Acho interessante compartilhar esse tipo de assunto, porque é sempre mais complicado para quem está começando (como eu), mas vale para a vida toda :)

    ResponderExcluir